Um plano odontológico tem o foco em facilitar o acesso a serviços odontológicos e assim como um plano de saúde, ajuda a ter mais qualidade de vida e bem-estar. O plano focado em cuidado odontológico ainda é uma novidade para alguns, mas ao conhecer os benefícios que proporciona pode ser uma forma de decidir a respeito do investimento.
O que é um plano odontológico?
O plano odontológico é parecido com um plano de saúde, mas com o diferencial de seus serviços serem focados nos cuidados com a saúde bucal. As pessoas pagam uma mensalidade e assim podem ter acesso a diversos procedimentos e atendimento de qualidade.
Dependendo do tipo de cobertura, é necessário pagar uma coparticipação para alguns serviços.
Quais são os procedimentos que possuem cobertura de um plano odontológico?
Os planos odontológicos rj e em outros lugares no Brasil seguem as regulamentações da Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão que determina e exige que todo plano tenha a cobertura dos chamados procedimentos básicos que consistem em exames, consultas, tratamentos de cárie, restaurações e profilaxia (limpeza).
Um plano odontológico com cobertura completa pode ter mais de 100 procedimentos, entre exames e tratamentos, além de contar com atendimentos de urgência e emergencial.
Tipos de plano odontológico
Os planos odontológicos podem ser contratados na modalidade individual, onde a pessoa entra em contato diretamente com o corretor ou operadora que oferece esse serviço.
Outra opção é o plano empresarial, que costuma ser um benefício oferecido pelas empresas. O colaborador paga parte do valor do plano que é descontado na folha de pagamento mensalmente.
Dentre as possibilidades nessas modalidades, há:
- Integral;
- Dependentes (pode inserir familiares);
- Coparticipação;
- Variação por idade.
A importância de um plano odontológico
O acesso ao tratamento odontológico é algo difícil para muitas pessoas, devido aos valores de consultas, exames e procedimentos particulares.
A falta de preços acessíveis faz com que muitas pessoas deixem de ir ao dentista e isso pode gerar sérios problemas. Muitos problemas de saúde bucal são silenciosos, ou seja, levam um tempo para provocarem dores e sintomas.
Ao demorar para buscar um tratamento, muitas vezes a situação se agrava e alguns casos podem levar a perda dentária.
Neste cenário, o plano de odontologia surge como uma alternativa para as pessoas cuidarem da sua saúde bucal com um preço acessível e tendo disponível os melhores profissionais do segmento.
Tão importante quanto um plano de saúde, o plano odontológico representa uma economia interessante, principalmente para as famílias.
Existe carência no plano odontológico?
A carência é um período estabelecido em contrato que a pessoa precisa aguardar para poder aproveitar todos os benefícios e serviços que o plano oferece. Esse tempo costuma ser no máximo de 7 dias.
Isto posto, antes de assinar o contrato é importante verificar o período de carência para que assim, você possa se organizar para realizar todos os procedimentos odontológicos e passar nas consultas que necessita.
Abrangência o plano odontológico
Uma dúvida muito comum de várias pessoas é sobre qual é o melhor plano dentário? Um dado importante que você deve ter em mente é que assim como um plano de saúde, o odontológico possui diferentes níveis de abrangência que são:
Nacional
Atendimento em todo o país.
Estadual
Oferece atendimento somente em um estado.
Grupo de estados
Atendimento em alguns lugares do estado.
Grupo de municípios
Atendimento em algumas cidades.
Municípios
O atendimento acontece em uma única cidade.
Benefícios do plano odontológico
Os investimentos em um plano odontológico proporcionam os seguintes ganhos:
Redução dos problemas bucais
Pessoas que se consultam regularmente com o dentista têm mais chances de ter uma boca saudável e principalmente evitar que problemas de gengivite, cáries e outras doenças bucais possam causar infecções.
Acesso frequente aos melhores profissionais
Com um plano odontológico em bh, por exemplo, você pode ter a oportunidade de ir mais vezes ao consultório do dentista, ou seja, não apenas quando sentir dores.
Ir regularmente ao dentista é importante para manter uma boa saúde bucal e evitar problemas. Ao ir mais vezes ao consultório, é possível conhecer melhor o profissional e assim ter mais confiança no seu trabalho.
Economia
Ao investir em um plano odontológico, você consegue economizar com relação aos custos que uma consulta odontológica tem, além de evitar pagar altos valores no chamados procedimentos de emergência que podem acontecer fora do horário comercial que as clínicas e consultórios trabalham.
Portanto, os investimentos em um plano odontológico permitem que você e sua família possam cuidar da saúde bucal com qualidade, segurança, serviços de excelência e principalmente com um ótimo custo-benefício.