Alguns procedimentos como harmonização facial, e diversos outros que envolvam uma boa tecnologia para que as pessoas tenham oportunidade de se cuidar e elevar sua autoestima.
A harmonização facial, por exemplo, é um procedimento que tem ganhado popularidade, sendo uma tendência quando o assunto é realçar a beleza.
O que é harmonização facial?
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos, geralmente não-cirúrgicos.
Ele tem como objetivo ajudar a valorizar a beleza trabalhando os ângulos e proporções do rosto para promover um equilíbrio. Assim, é possível diminuir os sinais da idade e ter um rejuvenescimento facial.
O processo tem início com uma avaliação das proporções faciais, tanto horizontais quanto cervicais. Com isso, é possível identificar quais áreas possuem desarmonia e então, realizar os procedimentos que vão gerar equilíbrio facial.
Na consulta com o profissional que realiza a harmonização, ou seja, o dermatologista, as demandas mais recorrentes estão relacionadas a:
Terço superior
Prevenção ou tratamento de rugas na região da testa, no canto dos olhos, os famosos pés de galinha e entre as sobrancelhas.
Terço médio
Elevação na ponta nasal, projeção das maçãs do rosto e, quando necessário, correção de nariz adunco.
Terço inferior
Definição do contorno do rosto incluindo a linha da mandíbula e queixo, aumento dos lábios e efeito blush. É por meio da análise do profissional que é possível definir quais procedimentos serão realizados para chegar no equilíbrio, ou seja, na harmonia facial.
Quem realiza procedimentos de harmonização facial?
Os profissionais especializados para realizarem harmonização facial são os dermatologistas. Há debates sobre dentistas executarem esse procedimento, no entanto, ele não é indicado para realizar.
O dentista é um profissional especializado para os cuidados relacionados à saúde bucal, ou seja, tratamento de canal e outros procedimentos importantes para ter uma boca saudável.
Quando o assunto é estética e dentistas, muitas pessoas podem se confundir ao ver consultórios odontológicos que realizam aplicação de botox.
No entanto, esse botox, muitas vezes, é um procedimento preventivo para controle do bruxismo, ou seja, para paralisar uma determinada região para o paciente não sofrer tanto.
Um jeito de ter tudo alinhado, por exemplo, é procurar o profissional dermatologista para a harmonização facial e também ir ao dentista ver como está a sua saúde bucal e se necessário, realizar algum procedimento como canal no dente, entre outros.
Quais são os riscos da harmonização facial?
Todo e qualquer procedimento, por mais simples que seja, tem seus riscos. É importante que o profissional converse com seu paciente sobre esse assunto para a sua segurança e principalmente por questão de expectativas.
O procedimento é considerado seguro, mas quando realizado por profissionais não capacitados ou a execução de técnicas erradas, pode ter alguns riscos, como:
- Deformação do rosto;
- Infecções;
- Necrose da pele;
- Obstrução do fluxo sanguíneo.
A harmonização facial, quando feita de forma exagerada, pode gerar uma grande mudança no rosto ao ponto da pessoa não se reconhecer no espelho, algo que pode levar a problemas emocionais.
Sendo assim, é importante se informar e pesquisar bastante sobre os melhores profissionais e técnicas disponíveis no mercado, assim como é fundamental escolher bem uma clínica e profissional para realizar um implante de dente.
Quanto tempo dura uma harmonização facial?
A duração depende muito do procedimento realizado, ou seja, pode ter variações. A aplicação de botox, por exemplo, pode durar de 4 a 6 meses.
Aplicações de ácido hialurônico podem durar até 2 anos e podem ser refeitas após o prazo indicado pelo profissional. A bichectomia, por ser uma cirurgia feita por dentro da boca e tem objetivo de diminuir as bochechas. Então, é um procedimento definitivo.
Técnicas da harmonização facial
Para um ótimo resultado, são utilizadas diferentes técnicas que ajudam a promover o equilíbrio estético e funcional do rosto.
Sendo assim, o procedimento pode variar conforme cada caso e a necessidade do paciente. Isso é algo que acontece não só com a harmonização, mas também com aparelho dental. Então, as técnicas mais utilizadas são:
- Botox;
- Bichectomia;
- Preenchedores;
- Ultraformer;
- Peeling e microagulhamento.
Estes são apenas alguns exemplos de técnicas que podem ser utilizadas na harmonização facial. A escolha de quais serão usadas pode variar conforme a necessidade do paciente e do procedimento que será feito.
Benefícios da harmonização facial
Para quem pensa que a harmonização é um mero procedimento estético, engana-se, pois promove vários benefícios, como:
- Ameniza as linhas de expressão;
- Mais simetria e harmonia para o rosto;
- Pode retardar os sinais do envelhecimento;
- Aumenta a autoestima e o bem-estar.
Portanto, a harmonização facial é um procedimento que tem ganhado espaço no segmento de estética e beleza, algo que pode ajudar as pessoas a se sentirem bem e mais felizes.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.