Você já ouviu falar em Jujuy? O lugar fica na Argentina, e o cenário é maravilhoso – parece até um filme! São várias cadeias montanhosas, cavalos e vaquinhas, lhamas, cactos e um céu para lá de estrelado todas as noites.
Já o som ambiente fica por conta do canto dos passarinhos, que parecem cantar em um mesmo ritmo para comemorar a tranquilidade do lugar. A província fica localizada no norte da Argentina, e contrasta totalmente com a realidade de Buenos Aires.
Pensando na sua próxima viagem, preparamos algumas dicas de lugares incríveis que você pode visitar em Jujuy. Vem conosco!
1- Visite Purmamarca
Purmamarca é um pequeno povoado, que fica a mais ou menos uma hora e meia de carro do Aeroporto Gobernador Horacio Guzmán, que atende toda a região. Este lugar fica rodeado pelo Cerro de Los Siete Colores, que é um dos principais cartões postais da região.
Todo mundo que visita a região fica encantado com as belezas naturais da região. Trata-se de um morro super colorido que cerca toda a vila, e as tonalidades fazem parte da história geológica da região de Jujuy.
Saiba que o clima na região pode chegar a temperaturas negativas, por isso, recomendamos que você leve roupas de frio para a região. Inclusive, é normal ver a maioria dos turistas coberta com seus cachecóis, luvas e blusas.
Mas não é de se surpreender. Ao caminhar pela região, você poderá ver picos de gelo em Purmamarca.
2- El Hornocal
Jujuy ainda tem muito o que oferecer aos turistas. Entre outras opções, você também poderá conhecer El Hornocal, que fica logo após Humahuaca. A montanha está a quase 5 mil metros de altitude, e é toda colorida, com pelo menos 5 cores diferentes destacando-a.
Você sabia que essa montanha tem um registro histórico de pelo menos 60 milhões de anos? E suas diferentes cores representam a união de vários elementos e minerais. O amarelo, por exemplo, representa o enxofre. Já a coloração vermelha sinaliza argila.
Também é possível ver as cores verde, que representa o cobre, e o branco, por conta do cal. Por fim, o castanho é por causa do ferro presente na montanha. Não se esqueça de levar roupas de frio, porque venta bastante nessa região, especialmente nos pontos mais altos.
3- Conheça as salinas grandes
As salinas grandes são um dos pontos turísticos mais visitados na Argentina, e não são encontrados apenas em Jujuy, mas também em outras regiões, como no deserto da Patagônia, por exemplo.
Ao visitar as salinas, é impossível não se lembrar do Salar de Uyuni, que fica na Bolívia, uma das maiores salinas do mundo. Jujuy tem uma versão um pouco menor, mas é uma ótima opção de passeio para quem quer conhecer um deserto de sal.
No total, a crosta salina de Salinas Grandes soma 12 mil metros quadrados, e o local é cortado pela Rota 52. Ao seguir por ela, você poderá chegar ao Deserto do Atacama.
Além das montanhas de sal, você poderá ver de perto lhamas e outros animais típicos da região em seu habitat natural. Na parte de baixo das salinas, há um rio de água doce, que fica a quase 60 metros abaixo do chão.
4- Dê um pulo em Tilcara
Tilcara fica a mais ou menos 25 km de Purmamarca. A estrutura é simples e pequena como a cidade vizinha. Afinal, a população não passa de 5 mil pessoas. Neste povoado, você verá de perto como a flora é muito árida, e as plantas mais encontradas são acácias, pimenteiras e cactus.
Já a fauna é diversificada, e além de lhamas, você poderá encontrar condores, raposas e o guanaco. O clima é muito seco na região, e se você for até lá, lembre-se de ir com uma roupa de verão e levar bastante água.
Em geral, a temperatura costuma ficar em torno de 20º C. Mas pode variar bastante no verão, com uma amplitude térmica relativamente alta. Culturalmente, a cidade é muito rica, e ao fazer um passeio por lá, você poderá ver várias pinturas e esculturas.
Quando visitar Jujuy?
Não existe uma época certa para conhecer Jujuy, mas leve em consideração que o clima é muito quente quase o ano todo. Se você não gosta de calor excessivo, recomendamos que evite viajar durante o verão – até porque é alta temporada, e por mais que Jujuy não seja tão visitada quanto a capital, se der para evitar grandes multidões, melhor!
Não se esqueça também de levar sua câmera fotográfica e fazer lindos registros durante a sua viagem para Jujuy!
Gostou de conhecer mais sobre essa cidade? E que tal começar a planejar uma viagem pela América do Sul? Você já teve vontade de colocar uma mochila nas costas e conhecer vários países próximos ao Brasil?
Separamos uma lista com alguns pacotes de viagens para você fazer pela América do Sul e criar memórias para sempre. Clique aqui e descubra para onde quer fazer sua próxima viagem!
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!